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terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Doutrina da Igreja a respeito da perenidade do Primado de Pedro e da Hierarquia


“1) A perenidade do Primado está definida explícita e diretamente no Concilio Vaticano [I] (D 1824s). [D 1825 Cânon. Se alguém, pois, disser que não é de instituição de Cristo mesmo, quer dizer, de direito divino, que o bem-aventurado Pedro tenha perpétuos sucessores no primado sobre a Igreja universal... seja anátema.]
2) La perenidade da Igreja está definida explícita, mas indiretamente, no mesmo Concílio (D 1821 1824s).
3) A perenidade da Hierarquia foi definiu-a implicitamente o Concílio Vaticano [I]. Com efeito, definiu explicitamente a perenidade do Primado (D 1824s). É assim que também definiu que é próprio do Primado ter subordinados a si e governar os Pastores ou Bispos da Igreja universal (D 1827-1831); logo, sempre haverá Pastores ou Bispos subordinados ao Primado. Isto mesmo é ensinado explicitamente na introdução à Constituição da Igreja (D 1821).”
Citação de Sacrae Theologiae Summa, pelos Padres da Companhia de Jesus, 4.ª ed., Madri, B.A.C., 1962, trat. III, “De la Iglesia de Jesucristo”, pelo P. J. Salaverri S. J., n° 294.


Observação. O que significa, porém, o dito se e quando o Papado e a Hierarquia são ocupados pela heresia é o que veremos, proximamente, pelas palavras de Dom Lefebvre, dos Dominicanos de Avrillé e de outros, incluído o que ouso dizer na questão disputada “Do Papa Herético” (em Opúsculos, Edições Santo Tomás, por publicar-se em fevereiro próximo).